De 28 de dezembro de 2021 a 06 de janeiro de 2022
Como o ser humano é o principal insumo responsável pela competência e sucesso das empresas, torna-se necessário entender como extrair das pessoas seus mais altos níveis de criatividade, inovação, participação e engajamento. Nesse âmbito a organização e treinamento constituem um processo educacional para gerar crescimento e mudanças, melhorando assim seu espírito de equipe, integração e criatividade, porque é imprescindível a capacitação do indivíduo, pois é o que determina os principais valores, permitindo analisar as possíveis particularidades, gerando assim um melhor produção e aproveitamento da sua atividade geradora de rendimento.
Em função da globalização econômica, evolução das comunicações, desenvolvimento tecnológico e competitividade, as é necessário a transferência das experiências como a reengenharia e diminuição de tamanho de trabalho como insumos de produção permitindo gerar mais lucros e menos sacrifícios na produção. De acordo com Hoyler (1970, p.148) considera treinamento como investimento empresarial destinado a capacitar uma equipe de trabalho e reduzir ou eliminar a diferença entre o atual desempenho e os objetivos e realizações propostos. Neste sentido, o treinamento é um esforço dirigido no sentido de equipe, com a finalidade de fazer a mesma atingir o mais economicamente possível os objetivos da empresa. “Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho” (MARRAS 2001, p. 145).
Para concretização dessa tremenda ideia a pedido de GCCIA+ foi realizado entre os dias 28 de dezembro a 06 de junho de 2022 a organização e formação dos agrupamentos das mulheres produtoras de óleo de palma da região de Cacheu devidas em quatro grupos nos seguintes lugares: Ingoré, São domingos. Cacheu e Canchungo.
A atividade teve como objetivos:
Organizar, estruturar as mulheres produtoras de óleo de palma e mostrar-lhes as ferramentas ou requisitos necessários para um bom funcionamento e gestão de uma organização ou grupo.
Permitir os participantes conhecerem os custos reais de produção e os benefícios que obtém pós-venda de óleo, conhecerem a realidade do mercado (oportunidades e dificuldades), enfim apreender e corrigir os erros cometidos no passado, dar salto para crescimento e sustentabilidade das suas atividades através das novas estratégias ou planos.
Fomento da sustentabilidade das suas atividades económicas, criação da rede produtor-vendedor e uso das novas técnicas da venda; Permitir que os participantes tenham os conhecimentos em como gestionar os materiais doados pelo GCCIA+ e os rendimentos obtidos nas suas atividades económicas e como fazer crescer as suas economias através da educação financeira.
E servir do mecanismo de apoio mútuo entre os produtores de óleo de palma, também lhes ajudará a terem mais oportunidades, conhecer os caminhos apropriados para fazer uma produção com menos custo ou de resolver os problemas, as oportunidades existentes no sector das suas atividades económicas e como obterem mais lucros e minimizar custos.
Financiado pelo: GCCIA+