Zona de Emprego é a secção da IRMEC (INCUBADORA REGIONAL DE MICROEMPRESAS - CACHEU) direcionado a orientação e inserção laboral, que vai pòr a disposição dos buscadores de emprego os recursos que lhes ajudaram aceder ao mercado de trabalho, e procurar através dos sócios (parceiros) um fundo para o fundo (rotativo) para financiação de empreendedores, os pequenos produtores e a agricultura familiar, e orientar-lhes em como entrar no mercado para gerar benefícios em lugar de servir como meio de subsistência em permanente articulação com sessão de fomento empresarial. Isso servirá como meio de gerar empregos para grande numero das pessoas com baixa escolaridade, incluindo analfabetos.
Porque se vê como limites, a pouca integração com os programas da capacitação, a baixa sustentabilidade dos empregos gerados e a dificuldade de alcançar aos mais pobres nas zonas rurais. Entretanto a seção tem por objetivo geral ajudar a camada Jovem, portadores da deficiencia e parados da longa duração a Inserir no mercado laboral através do seu programa de Orientação e Inserção Laboral (OIL). E para conseguir tais fins, a área de Formação e Emprego se ocupará de instruir e assessorar a desempregados para melhorar suas condições de acesso a mercado laboral, através de cinco campos de trabalho: orientaçção laboral, formação, inserção laboral, integração e intermediação, tambem servirá de um meio adequado para divulgação dos postos vacantes.
Entretanto, será necessário seguir seguintes passos:
O primeiro passo será o fortalecimento dos sistemas de informação, a fim de fortalecer as políticas de intermediação e facilitar a inserção dos desempregados no mercado de trabalho, para tal fim a incubadora usará diferentes canais da comunicação social tais como: redes sociais (através da sua pagina no facebook – IRMEC), radios comunitarias e distribuiçao de flyers (quando necessário).
O segundo será a adopção de uma abordagem individualizada, classificando os desempregados (com ou sem formação e direcionando-os para as actividades com maior probabilidade de ajudá-los a inserir no mercado de trabalho.
A terceira direcção será a ênfase no treinamento permanente, condição para promover a empregabilidade, reciclagem e atualizaçao de conhecimentos de acordo com as novas demandas dos empregadores e mercado de trabalho, devendo o sistema também estimular a participação dos indivíduos em estratégias de própria ajuda, com a disponibilidade de serviços que lhes permitam monitorar oportunidades e encontrar vagas de emprego.
Em geral Zona de Emprego servirá de intermediação que funcionará efectivamente como uma porta de entrada para os serviços de emprego; uma atenção personalizada, capaz de encaminhar os indivíduos para serviços de assistência ou de capacitação das pessoas desempregadas, oferecendo-lhes formações para um melhor (re)integração no mercado de trabalho; informatização do serviço e a ampliação das possibilidades de auto-serviço; criar a eficácia do sistema para maior capacidade de aproximar-se aos empresários, empregadores e captar mais vacantes através de um convenio com os mesmos. Porque uma das chaves para alcaçar um trabalho ou manter num serviço é o fortalecimento das carreiras. Esta seção terá uma estrita ligação e permanente articulação com o programa Djukanin.
Nessa seção se oferece seguintes serviços: