Formação não formal para os jovens e mulheres aumentando chances da inserção no mercado laboral, garantir a criação dos empregos sustentáveis e adaptar oferta a procura.
De acordo com resultado 2 do projeto PADEF – CREJEF «A2.2 Mise en place de dispositifs de parrainage» em dar o apoio específico aos empresários locais da região que operam em sectores-chave da economia local. A seleção destas empresas será baseada em critérios de desempenho, particularmente no campo técnico e tecnológico, capacidade de produção, estilo de gestão e organização. Será efetuado um pré-diagnóstico para cada empresa identificada e que deseje participar nesta parceria. Esta consiste numa ficha de informação para recolher todas as informações relevantes sobre as diferentes funções da empresa (fornecimento, processamento da produção, gestão e comercialização). Serão estabelecidos acordos de parceria com as empresas selecionadas para permitir que 50 jovens e mulheres beneficiem de formação prática nas empresas, a fim de melhor adaptar a oferta à procura. Será concedida uma bolsa de patrocínio de 200 euros aos gestores de empresas patrocinadoras que concordem em acolher jovens aprendizes por um período de pelo menos seis meses. Será utilizado para contribuir para os custos potenciais de tomar conta do estagiário.
A escolha dos jovens patrocinados será feita com base nos seguintes critérios
Para além deste apoio, as PMEs e cooperativas "patrocinadoras" beneficiarão, de tempos a tempos, de missões especializadas de aconselhamento e formação, a fim de reforçar a sua capacidade de criar empregos e rendimentos para os jovens e as mulheres. Este apoio poderia, a título indicativo, cobrir necessidades nas áreas de gestão, qualidade e marketing.
Com a mesma finalidade, objeto e para garantir os resultados positivos da implementação do projeto PADEJ - CREJEF, nomeadamente R2 (A2.2 Mise en place de dispositifs de parrainage), efetuar a formação e inserção dos jovens no mercado laboral através da parrainagem, foi realizado nos dias 21, 22, 23, 27 28 e 29 de dezembro do ano 2022 a identificação e preparação da parceria com os potenciais empregadores (recetores dos aprendizes) ligados aos eixos do projeto (Apicultura, Horticultura, Pesca e Óleo de palma), para fazer levantamento e mostrar os objetivos e resultados esperados da parrainagem. Na região de Cacheu (São Domingos, Bula, Ingoré e Canchungo) ambos nos dias 21 a 23, Biombo (Quinhamel e Cumura) nos dias 27 a 29.